Sorrisos Agradáveis: Métodos de Avaliação, Percepção de Leigos e Principais Características

Pedro Lima Emmerich Oliveira

Orientador: José Nelson Mucha

Objetivo: Pretendeu-se com este estudo: (1) comparar a confiabilidade entre as técnicas EVA e Q-sort simplificado, na avaliação dos sorrisos; (2) estabelecer ordem hierárquica dos detalhes dos sorrisos mais agradáveis pela percepção de leigos e; (3) determinar os sorrisos mais atraentes e menos atraentes de uma amostra de brasileiros, e correlacionar com as características anatômicas quando avaliados por dentistas, ortodontistas e leigos. Material e Método: (1) Fotografias (258) provenientes de 86 indivíduos, obtidas com os lábios em repouso, sorriso leve e sorriso amplo, foram avaliadas quanto à atratividade dentária e do sorriso por meio da EVA e do Q-sort simplificado por cirurgiões-dentistas, ortodontistas e leigos. As concordâncias interavaliadores foram calculadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC). (2) Foi realizada revisão sistemática, em bases de dados eletrônicas: Medline, Scopus, Web of Science, BVS e a literatura cinza até janeiro de 2016. Foram selecionadas pesquisas com leigos, com pelo menos 2 avaliadores adultos que julgaram visualmente, as características dentárias e/ou gengivais da estética do sorriso, em fotografia de vista frontal. A fim de determinar o risco de viés, foram avaliados: a descrição da amostra, o cálculo do tamanho da amostra, a análise estatística, os fatores de confusão e validação do método. (3) Fotografias de 86 estudantes, 66 do sexo feminino e 20 masculino, de idade entre 19-30 anos, foram avaliadas por ortodontistas, dentistas e leigos pela EVA. Foram eleitas as oito imagens com a maior pontuação e oito com menor para o sexo feminino, duas com maior pontuação e duas com menor para o masculino. A composição estética dos sorrisos mais e menos atraentes foi mensurada por um avaliador cego, e foram calculadas as médias e desvios-padrões para análise descritiva. Resultados: (1) O método Q-sort simplificado apresentou valores ligeiramente superiores em comparação com a EVA, ainda assim, ambas as escalas foram consideradas confiáveis. (2) Foram encontrados 1393 artigos, 20 preencheram os critérios de inclusão, sendo 3 classificados com alto risco de viés. Dados de 17 artigos foram extraídos, organizados em tabelas e ordenados hierarquicamente por percepção (3) No total, 42 detalhes anatômicos do sorriso foram identificados e descritos, obtendo-se as médias das características mais e menos agradáveis. Conclusões: (1) O Q-sort simplificado é discretamente mais confiável do que a EVA; (2) Foi possivel estabelecer ordem hierárquica das características de acordo com a percepção de leigos, sendo classificadas em alta, moderada e baixa relevância clínica. (3) Nos melhores sorrisos foram observados: Ausência de: assimetrias; diastemas; espaços triangulares negros; inclinação do plano incisal e; exposição gengival anterior. Arco do sorriso paralelo; Incisivos arredondados com bordas reta-arredondadas; Aumento das ameias e diminuição dos conectores em progressão distal; Exposição de incisivos superiores e mínima dos inferiores; Margem gengival dos centrais 0,5mm coronal aos caninos e 0,8mm apical aos laterais; Exposição gengival posterior de 1,5mm; Menos de 20% de corredor bucal e 12 dentes expostos e caninos verticais.

Palavras-chave: Ortodontia; Estética dentária; Sorriso; Escala Visual Analógica; Q-sort.