Disciplina de Ortodontia

Sobre a Especialização

Introdução  –  Justificativa de Criação  –  Objetivos

A ortodontia é uma ciência, pois está fundamentada num princípio básico cientificamente comprovado que é a oclusão dentária normal. O estudo, a preservação e obtenção da oclusão dentária normal são, portanto, os objetivos fundamentais da arte e ciência ortodôntica.

 

 

A obtenção de uma oclusão dentária normal para aqueles indivíduos que não apresentam esta característica, consiste em restabelecer a saúde no seu contexto mais amplo, ou seja, a melhora da saúde oral com o restabelecimento das funções oro-faciais, a obtenção de uma estética facial agradável e conseqüentemente, do bem estar psicológico e social do indivíduo que apresenta deformidades ou desarmonias entre os dentes e entre dentes e maxilares.

O estudo da oclusão dentária normal, a manutenção da integridade desta oclusão, bem como sua obtenção naqueles casos que apresentam desvios da normalidade, pressupõem um conhecimento básico comprovado do crescimento e desenvolvimento crânio-facial, da evolução da oclusão dentária nas suas diversas fases, bem como um conhecimento profundo dos fatores etiológicos que possam alterar esta oclusão normal, ou seja, provocar maloclusões.

Somente, com o conhecimento adequado dos princípios básicos inerentes a especialidade, o ortodontista poderá diagnosticar aqueles casos que apresentam desvios da normalidade (maloclusões) e instituir uma terapêutica específica para cada caso em questão.

Após o diagnóstico correto é necessário aplicar um plano de tratamento, que envolverá procedimentos técnicos, os quais deverão ser de domínio do profissional da área.

O conhecimento dos princípios básicos de crescimento e desenvolvimento crânio-facial, da evolução da oclusão dentária normal, dos fatores etiológicos das maloclusões, do diagnóstico e planejamento do tratamento e das técnicas ortodônticas, requer um treinamento específico do profissional que pretende se dedicar a esta importante área da odontologia, pois durante o período de graduação (apenas um ou dois semestres), o tempo é insuficiente para que se possa alcançar o conhecimento desejado e necessário para resolver os problemas das maloclusões da comunidade.

Considerando-se a velocidade com que se processam as informações na atualidade, e a necessidade de preparação adequada do profissional da saúde para acompanhar estes avanços científicos e tecnológicos, de modo que possa desempenhar adequadamente os cuidados requeridos pelos pacientes, torna-se necessária a oferta, a estes profissionais, de uma orientação acadêmica organizada, completa e segura.

Considera-se, portanto, imperiosa a criação de Cursos de Pós-Graduação tanto em Sensu Lato como em Sensu Stricto, por entidades de Ensino Superior e, no caso em questão, a criação do Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense.

Voltar para o menu

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content