Razões para a Extração ou Não de Dentes em Casos Limítrofes

RAZÕES PARA A EXTRAÇÃO OU NÃO DE DENTES EM CASOS LIMÍTROFES
Luciana Hosken Souto
Orientador: Márcia Tereza de Oliveira Caetano

Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar casos limítrofes quanto à necessidade de extrações dentárias e as razões fornecidas para tal decisão. Nove professores do Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense avaliaram a documentação inicial de cem pacientes que se apresentaram para tratamento ortodôntico no referido curso, respondendo a questionário sobre a necessidade ou não de extrações dentárias e as razões para tal decisão. Posteriormente, estas razões foram classificadas em cinco categorias e uma característica mais relevante de cada grupo foi analisada. Também avaliou-se a influência das categorias na indicação ou não de extrações dentárias. Após a verificação dos resultados, concluiu-se que a freqüência dos casos limítrofes foi de 23%. As razões mais freqüentemente citadas para a indicação ou não de extrações nestes casos foram: estética facial (39,6%), perímetro (26,8%), problemas ântero-posteriores (12,2%), idade (9,5%) e problemas verticais (6,9%). Os casos limítrofes não apresentavam problemas estéticos ou de discrepância de modelos graves, assim como problemas esqueléticos ântero-posteriores ou verticais significantes. A maioria dos pacientes encontrados estavam em fase de crescimento.

Palavras chave: Exodontias, Casos limítrofes, Ortodontia, Monografia.