Disciplina de Ortodontia

Levantamento da Discrepância de Tamanho Dentário Anterior de Bolton nas Maloclusões Tratadas na Clínica de Ortodontia da UFF

Henry Pinheiro Teixeira

Orientadora: Adriana de Alcântara Cury Saramago

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi calcular a Razão Anterior (RA) da análise de Bolton na amostra de pacientes da Clínica de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFF (Universidade Federal Fluminense), verificando a prevalência da discrepância de tamanho dentário e a distribuição nos grupo de maloclusão, sexo e subgrupos de sexo por maloclusões, quantificar as discrepâncias clinicamente significativas com 2 DP (Desvio Padrão) e 2mm (milímetros) comparando com os resultados obtidos por Bolton. Foi utilizado como material e métodos, 278 pares de modelos selecionados da documentação inicial de 888 pacientes, divididos por maloclusão em 138 Classe I, 107 Classe II, e 33 Classe III indivíduos. Os dentes maxilares e mandibulares foram medidos e calculados a discrepância de tamanho dentário de Bolton. Foi realizado o erro do método e normalidade, descritos e comparados por testes paramétricos aplicados: teste t de Student para amostras independentes na amostra total entre os sexos e nos subgrupos de maloclusão; ANOVA com um critério entre grupos de maloclusão e entre sexos, nos subgrupos de maloclusão entre si; teste t de Student entre amostra total e entre cada subgrupo com Bolton. A média 78,13% ± 2,51%, mínima 69,48% e máxima 85,55%. 43,53% (120) apresentaram discrepâncias acima de 1DP; 21,58% (60) acima de 2DP. 14,4% (40) mais de 2mm; 23 classe I, 13 classe II e 4 classe III, com discrepâncias além de ± 2DP. Calculados os valores pôde-se concluir que não houve diferenças estatisticamente significativas entre grupos divididos e subdivididos; houve diferenças em todos os grupos e subgrupos com os valores de Bolton e maiores as médias e dispersão, com excesso de volume dentário inferior; prevalência de discrepância da RA em quantidade e magnitude significativas estatisticamente e clinicamente. Análise de Bolton deve ser incluída no diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico.

Palavras-chave: Análise de Bolton, Razão anterior, Maloclusão, Sexo.