Efetividade da Análise de Tanaka e Johnston em Brasileiros

Rodrigo Leitão de Assunção

Orientador: Oswaldo de Vasconcellos Vilella

Objetivos: avaliar a aplicabilidade da análise de Tanaka e Johnston em indivíduos brasileiros de cor de pele branca e de cor de pele negra. Metodologia: 650 modelos de gesso de arcadas dentárias foram examinados e 95 selecionados. Mediu-se a maior distância entre os pontos de contato dos incisivos inferiores e dos caninos e pré-molares superiores e inferiores do lado direito, com o paquímetro paralelo ao plano oclusal e perpendicular ao longo eixo do dente. A predição do comprimento dos caninos, primeiros e segundos pré-molares em ambos os arcos foi feita através da análise de Tanaka e Johnston. Comparou-se a predição e o valor real através de médias aritméticas, desvios padrão, distribuições de freqüências simples e percentuais, teste F de Snedecor, teste de Bonferoni e teste “t” de Student. Resultados: Comparando-se as médias aritméticas dos valores encontrados pela análise de Tanaka e Johnston com as médias aritméticas da soma dos diâmetros dos caninos e pré-molares pôde-se observar a ocorrência de diferença estatisticamente significante apenas no grupo de indivíduos de cor de pele branca do gênero feminino, que apresentou valores mais elevados para a predição do somatório dos diâmetros dos mesmos dentes. Conclusões: A análise de Tanaka e Jonhston pode ser aplicada para predição da soma dos caninos e pré-molares não erupcionados em indivíduos brasileiros, pois a diferença encontrada, apesar de estatisticamente significante, não parece ser clinicamente significante.

Palavras-chave: análise da dentição mista, análise de Tanaka e Johnston, ortodontia.