Efeitos da Lumiracoxibe na Sintomatologia Dolorosa em Ortodontia

Marcella Baitelli Bruno
Orientador: Andréa Jardim Fonseca da Motta

Co-Orientador: Marco Aurélio Domingues Bruno

Apesar de toda evolução nas áreas de diagnóstico e mecânica, os tratamentos ortodônticos ainda possuem muitos desafios, e um deles se constitui como um dos principais fatores de desestímulo e colaboração por parte dos pacientes: a dor. O objetivo deste estudo clínico (prospectivo, randomizado, duplo-cego e placebo-controlado) foi avaliar o comportamento da dor sentida após a daptação de elásticos de separação, durante a administração preemptiva de antiinflamatório Inibidor Seletivo de COX-2 (lumiracoxibe / Prexige®). Um total de 51 alunos da graduação de Odontologia e pós-graduação em Ortodontia foram subdivididos em três grupos: (a) alunos que ingeriram uma cápsula contendo placebo, 1 hora antes da adaptação dos elásticos de separação; (b) alunos que ingeriram uma cápsula contendo lumiracoxibe, também 1 hora antes da adaptação dos elásticos de separação; ou (c) alunos que não ingeriram nenhuma cápsula antes da colocação dos elásticos de separação, caracterizando um grupo controle. Os níveis de desconforto foram medidos em Escalas Visuais Analógicas, 2 horas, 6 horas, 24 horas, 2 dias e 4 dias após a colocação dos elásticos de separação. O resultado foi uma diferença estatisticamente não significante entre os três grupos e concluiu-se que, apesar de clinicamente ter sido observada pequena melhora do grupo que ingeriu o medicamento em relação aos outros, esta não obteve redução significativa.

Palavras-chave: Ortodontia; Dor; Lumiracoxibe.