Disciplinas – Trabalhos em Simulador I

Código: MOC.L. 03.002
Professor responsável: Prof. Dr. Alexandre Trindade Simões da Motta
Créditos: 3 créditos
Período: primeiro semestre do curso
Cronograma: quartas-feiras, das 13:00 às 17:00 horas

Ementa:

Confecção de arcos ortodônticos. Exercícios de solda em arcos ortodônticos. Confecção de arcos para o tratamento de maloclusão de Classe II, sem extrações (Tweed). Confecção de arcos para o tratamento de maloclusão de Classe I, com extrações (Tweed). Confecção de arcos para o tratamento de maloclusão de Classe II, sem extrações (Edgewise Standard).

Objetivos:

Fornecer ao aluno os conhecimentos da manipulação dos aparelhos ortodônticos e execução de tratamentos ortodônticos em simulador.

Conteúdo Programático:

• Confecção de arcos ortodônticos – parábolas.
  • Dobras de primeira ordem.
  • Dobras de segunda ordem.
  • Dobras de terceira ordem.
  • Exercício de solda em arcos ortodônticos.
  • Confecção da seqüência de arcos e acessórios para o tratamento de uma maloclusão de Classe II, sem extrações de acordo com a técnica de Tweed.
  • Confecção da seqüência de arcos e acessórios para o tratamento de uma maloclusão de Classe I, com extrações, de acordo com a técnica de Tweed.
  • Confecção da seqüência de arcos e acessórios para o tratamento de uma maloclusão de Classe II, sem extrações, de acordo com a técnica Edgewise Standard.
  • Confecção de arcos com diversos mecanismos para o controle do fechamento de espaços em ortodontia.

Estratégia de ensino:

Aulas expositivas, demonstrativas e seminários.

Avaliação da aprendizagem:

Análise crítica dos alunos nas atividades realizadas, avaliação dos trabalhos práticos e testes.

Bibliografia básica:

MUCHA, J.N. A tecnologia contemporânea de Tweed: manual de laboratório. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.
RICKETTS, R.M. Bioprogressive therapy as an answer to orthodontic needs. Am. J. Orthod., St. Louis, v. 70, n. 3-4, Sept./Oct. 1976. Part 1-2.
TWEED, C.H. Clinical orthodontics. St. Louis: C.V. Mosby, 1966.
WILLIAMS, J. K. Aparelhos ortodônticos fixos: princípios e prática: 1 ed. São Paulo: Ed. Santos, 1997.