Disciplina de Ortodontia

Disciplinas – Didática do Ensino Superior

Disciplina: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Código: MOC.L. 03.005
Professor responsável: Dr.ª Márcia Tereza de Oliveira Caetano
Créditos: 3 créditos
Período: quarto semestre do curso
Cronograma: sextas-feiras, das 13:30 horas às 17:30 horas

Ementa:

Objetivos comportamentais. Elaboração de objetivos para o programa de um curso. Coleta de informações para a programação de um curso. Organização da seqüência do ensino. Elaboração de itens de teste. Seleção de experiências de aprendizagem. Elaboração do cronograma. Reorganização da programação. O ensino de técnicas de estudo. Técnicas de interação professor-aluno.

Objetivos:

Buscar embasamento que referende a nossa prática cotidiana é o objetivo principal de um processo de atualização pedagógica em didática. Ao lado desse item podemos destacar também a troca de vivências e a busca de ações docentes competentes, capazes de auxiliar o aluno (futuro professor) no processo de construção e transformação crítica.

Conteúdo Programático:

  • Objetivos comportamentais.
  • Elaboração de objetivos para o programa de um curso.
  • Coleta de informações para a programação de um curso.
  • Organização da seqüência do ensino.
  • Elaboração de itens de teste para os objetivos de um curso.
  • Seleção de experiências de aprendizagem.
  • Elaboração do cronograma de um curso.
  • Reorganização da programação de um curso.
  • O ensino de técnicas de estudo.
  • Técnicas de interação professor-aluno: a colocação de perguntas aos alunos; a valorização da participação dos alunos; interesses e opiniões dos alunos como fonte de mudança na programação de um curso; atividades de pequeno grupo e momentos adequados para a interrupção de atividades em desenvolvimento.

Estratégia de ensino:

Aulas expositivas e seminários.

Avaliação da aprendizagem:

Relatórios.

Bibliografia básica:

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.
HAYDT, R.C.C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 1994.
LIBANEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, B.B. Ampla didática. Niterói: EdUFF, 1984.
MACHADO, N.J. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.
MASETTO, M.T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1994.
MOREIRA, A.F. Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1994.
NERICI, I.G. Didática geral dinâmica. 11 ed. São Paulo: Atlas, 1992.
NERICI, I.G. Didática do ensino superior. São Paulo: IBRASA, 1993.
PIMENTEL, M.G. O professor em construção. Campinas: Papirus, 1993.

Voltar

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content