Disciplina: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Código: MOC.L. 03.005
Professor responsável: Dr.ª Márcia Tereza de Oliveira Caetano
Créditos: 3 créditos
Período: quarto semestre do curso
Cronograma: sextas-feiras, das 13:30 horas às 17:30 horas
Objetivos comportamentais. Elaboração de objetivos para o programa de um curso. Coleta de informações para a programação de um curso. Organização da seqüência do ensino. Elaboração de itens de teste. Seleção de experiências de aprendizagem. Elaboração do cronograma. Reorganização da programação. O ensino de técnicas de estudo. Técnicas de interação professor-aluno.
Buscar embasamento que referende a nossa prática cotidiana é o objetivo principal de um processo de atualização pedagógica em didática. Ao lado desse item podemos destacar também a troca de vivências e a busca de ações docentes competentes, capazes de auxiliar o aluno (futuro professor) no processo de construção e transformação crítica.
Aulas expositivas e seminários.
Relatórios.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.
HAYDT, R.C.C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 1994.
LIBANEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, B.B. Ampla didática. Niterói: EdUFF, 1984.
MACHADO, N.J. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.
MASETTO, M.T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1994.
MOREIRA, A.F. Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1994.
NERICI, I.G. Didática geral dinâmica. 11 ed. São Paulo: Atlas, 1992.
NERICI, I.G. Didática do ensino superior. São Paulo: IBRASA, 1993.
PIMENTEL, M.G. O professor em construção. Campinas: Papirus, 1993.