Disciplinas – Confecção de Análise de Modelos

Código: MOC.L. 02.004
Professor responsável: Dr.ª Andréa Fonseca Jardim da Motta
Créditos: 2 créditos
Período: primeiro semestre do curso
Cronograma: sextas-feiras, das 13:30 às 15:30 horas

Ementa:

Seleção e preparo de moldeiras. Moldagem e modelagem. Recorte e acabamento de modelos. Análise da discrepância do perímetro do arco dentário. Análise de Bolton. Análise de simetria. Análise da forma do arco dentário. Análise de Peck & Peck. Confecção e análise de “Set-up”.

Objetivos:

Capacitar os alunos a conhecerem e executarem moldagens e modelagens e a analisarem os modelos de gesso dos pacientes visando o estudo, diagnóstico, planejamento e avaliação dos tratamentos ortodônticos.

Conteúdo Programático:

• Seleção e preparo de moldeiras.
  • Moldagem e modelagem.
  • Recorte e acabamento de modelos.
  • Análise da discrepância de perímetro de arco dentários.
  • Análise de Bolton.
  • Análise de simetria.
  • Análise da forma do arco dentário.
  • Análise de Peck & Peck.
  • Confecção e análise de “Set-up”.

Estratégia de ensino:

Aulas expositivas, demonstrativas e seminários.

Avaliação da aprendizagem:

Testes, avaliação das tarefas executadas e relatórios.

Bibliografia básica:

ANGLE, E.H. Classification of maloclusion. Dental Cosmos, [S.I.], v. 41, n. 3, p. 284-264, Mar. 1899.
BOLTON, W.A. The clinical application of a tooth size analysis. Am. J. Orthod., St. Louis, v. 48, p. 504, 1962.
BOLTON, W.A. Disharmony in tooth size and its relation to the analysis and treatment of malocclusion. Angle Orthodont., Appleton, v. 28, p. 113-130, 1958.
BURKE, S.P. et al. A meta-analysis of mandibular intercanine width in treatment and postretention. Angle Orthodont., Appleton, v. 68, n.1, p. 53-60, Feb. 1998.
GRABER, T.M. Orthodontics: principles and practice. 3rd ed. Philadelphia: W.B. Saunders, 1972.
HOETTE, F. Estudo comparativo entre vários métodos de medição dos espaços presentes no arco dental. 1974.89 f. Tese (Mestrado em Ortodontia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, 1974.
MUCHA, J.N.; BOLOGNESE, A.M. Análise de modelos em ortodontia. R. bras. Odont., [S.I.], v. 42, n. 1-3, p. 28-44, jan./jun. 1985.
SHAPIRO, P. Mandibular dental arch and dimension. Am. J. Orthodont., St. Louis, v. 66, p. 58-70, 1974.
STRANG, R. The fallacies of denture expansion as a treatment procedure. Angle Orthodont., Appleton, v. 19, p. 12-22, 1949.
TWEED, C.H. Clinical orthodontics. St. Louis: C.V. Mosby, 1966.