Concordância no Diagnóstico de Assimetria Dentária em Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico

Johnny Holanda de Gauw

Orientador: Oswaldo de Vasconcelos Vilella

Introdução: Algumas pesquisas têm sugerido a utilização de imagens de tomografia para diagnóstico em casos específicos por adicionar informações que podem alterar o plano de tratamento. Assimetrias anteroposteriores entre os primeiros molares permanentes podem resultar em desvio de linha média dentária, por isso é essencial uma análise cuidadosa no diagnóstico de simetria ou assimetria dentária. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo investigar a concordância de estudantes de ortodontia na identificação de simetria ou assimetria dentária em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Material e Métodos: Vinte e quatro estudantes de ortodontia realizaram a reorientação de imagens de TCFC para identificação de assimetria anteroposterior entre os primeiros molares permanentes. Foram selecionados os modelos de gesso de quatro pacientes, com os seguintes critérios: 1. Sem assimetrias; 2. Assimetria na arcada superior apenas; 3. Assimetria na arcada inferior apenas; 4. Assimetria nas duas arcadas. Resultados: Houve uma concordância quase perfeita na identificação das assimetrias dentárias, sendo maior na arcada inferior. Porém, a concordância foi moderada quando não havia assimetria. Conclusões: Os resultados sugerem que é possível identificar assimetrias dentárias a partir da TCFC. Porém, a reorientação das imagens é um processo crítico e pode induzir ao erro no diagnóstico.

Palavras-chave: ortodontia, tomografia computadorizada de feixe cônico, diagnóstico por imagem.