Comparação de Três Sistemas Adesivos Dentários Quanto à Resistência ao Cisalhamento da Colagem em Pré-molares

Celso de Campista
Orientador: Oswaldo de Vasconcellos Vilella

Os objetivos do autor do presente estudo foram: comparar a resistência ao cisalhamento de três adesivos dentários (Concise Ortodôntico, Transbond XT e Transbond Plus Self-Etching Primer – 3M Unitek Dental Products) na colagem na face vestibular de pré-molares humanos e verificar a relação dos materiais utilizados para colagem quanto ao Índice de Adesivo Remanescente (ARI). Foram utilizados 45 dentes previamente armazenados em solução de timol a 0,1% em água destilada. Após profilaxia com pedras pomes e água, os dentes foram randomicamente separados em 3 grupos, a saber: grupo A: Concise Ortodôntico; grupo B: Transbond XT e o grupo C: Transbond Plus Self-Etching Primer. Todos os sistemas adesivos foram preparados conforme as instruções do fabricante. As amostras foram submetidas ao teste de resistência ao cisalhamento, em Máquina de Ensaios Mecânicos Universal EMIC (velocidade de carga de cisalhamento = 0,5mm/min). As superfícies de esmalte após o teste de resistência ao cisalhamento foram observadas em microscópio óptico com 15x. As médias e desvios-padrão do teste de resistência ao cisalhamento foram: Grupo A (Concise Ortodôntico): 20,35 (9,97) MPa; Grupo B (Transbond XT): 22,12 (9,89) MPa e Grupo C (Transbond Plus Self-Etching Primer): 27,07 (5,50) MPa. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa, na resistência de colagem, entre os grupos avaliados (p<0,05), embora numericamente o Transbond Plus Self-Etching Primer apresentasse média mais elevada e menor desvio-padrão, mostrando valores mais homogêneos. Com isso, em relação ao teste aplicado, os materiais pesquisados mostraram que satisfazem aos requisitos clínicos quanto à força de adesão para colagem em esmalte. Com relação ao ARI, conclui-se que o Concise Ortodôntico é o material que teve o maior índice de remanescente adesivo e o Transbond XT o menor; mostrando que maior e menor quantidade de compósito ficou sobre a superfície do esmalte após a descolagem quando realizada com Concise Ortodôntico e Transbond XT respectivamente. Sob a luz do microscópio óptico não foi observado qualquer fratura coesiva em esmalte após o teste de resistência ao cisalhamento.