Comparação da Fiabilidade Entre Valores Obtidos a Partir de Mensurações Sobre Radiografias Cefalométricas Convencionais e Imagens 3D e 2D Geradas a Partir de TC CONE BEAM

Carolina Perez Couceiro
Orientador: Oswaldo de Vasconcellos Vilella

OBJETIVO: Comparar a confiabilidade de grandezas obtidas a partir de pontos identificados sobre radiografias cefalométricas convencionais e sobre imagens geradas pela tomografia computadorizada cone beam, em 3D e em 2D.
METODOLOGIA: O material constou de imagens obtidas através do tomógrafo computadorizado cone beam, em norma lateral, em 2D e 3D, impressas em papel fotográfico, e radiografias cefalométricas laterais, realizadas na mesma clínica radiológica e no mesmo dia, de dois pacientes pertencentes aos arquivos do Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Dez alunos do Curso de Especialização em Ortodontia da Universidade Federal Fluminense identificaram pontos de referência sobre papel de acetato transparente e foram feitas mensurações das seguintes variáveis cefalométricas: ANB, FMIA, IMPA, FMA, ângulo interincisal, 1– NA (mm) e 1 – NB (mm). Em seguida foram calculadas médias aritméticas, desvios padrão, e variância de cada medida em cada paciente.
RESULTADOS E CONCLUSÃO: As imagens em 3D apresentaram maior fiabilidade quanto à identificação de certos pontos cefalométricos, como os pontos subespinhal (A), supramental (B) e násio (N). Entretanto, como essas imagens não permitem a visualização de pontos intracranianos, torna-se necessário que análises cefalométricas específicas sejam elaboradas, para que este tipo de exame possa se tornar rotineiro na clínica ortodôntica.
Palavras chave: Tomografia computadorizada, radiografia cefalométrica lateral e cefalometria.