Avaliação dos Danos ao Esmalte Dentário Humano na Remoção de Brackets Metálicos e Cerâmicos

Flávia Mitiko Fernandes Kitahara-Céia
Orientador: José Nelson Mucha

Os brackets cerâmicos surgiram em meados dos anos 80. Desde então, muitas pesquisas têm sido feitas para avaliar os danos causados ao esmalte na remoção dos diferentes tipos de adesão destes brackets. Estes estudos utilizam um grupo controle, cuja superfície não é submetida ao processo de colagem e remoção dos brackets, e quando é utilizado o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), é necessário um tratamento da superfície. Tais procedimentos de avaliação podem alterar os resultados finais, visto que a superfície não é avaliada antes do processo de colagem e remoção e, portanto, não se pode assegurar que era uma superfície livre de danos. O tratamento superficial pode também dificultar a detecção de certas lesões. Objetivou-se com este estudo avaliar os danos causados no esmalte, in vitro, durante o processo de remoção de três tipos de brackets cerâmicos, diferindo no modo de adesão (química, mecânica e com base de policarbonato) e um tipo de bracket metálico, com a utilização de um Esteriomicroscópio Óptico. Esse equipamento possui uma câmera fotográfica digital acoplada, que permite a obtenção de fotografias da mesma superfície antes e após o processo de colagem e remoção dos brackets. Após a descolagem, as superfícies do esmalte foram analisadas em relação ao Índice de Adesivo Remanescente (ARI) e após a remoção do adesivo foram fotografadas no Esteriomicroscópio Óptico com aumento de 60 vezes. As fotos obtidas antes e após o processo de colagem e remoção dos brackets foram submetidas à análise de cinco avaliadores calibrados em relação à qualidade da superfície do esmalte, de acordo com a escala proposta pela autora. Os resultados foram organizados em tabelas e gráficos, e submetidos ao teste estatístico do qui-quadrado. Os melhores resultados em relação ao Índice de Remanescente de Adesivo foram obtidos com os brackets cerâmicos de retenção mecânica (Clarity). Na avaliação dos danos ao esmalte comparando a mesma superfície antes e após o processo de colagem e remoção, não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos de brackets cerâmicos de retenção mecânica (Clarity) eos cerâmicos de base de policarbonato (InVu). Entretanto, houve diferença estatisticamente significante entre os grupos de brackets metálicos (20 x 20) e os cerâmicos de retenção química (Fascination).

Palavras chave: Descolagem, Brackets cerâmicos, Esmalte Humano.