Aplicação do Diagrama de Individualização da Forma de Arco Mucha

Daily Chrystine Vasconcelos Ramalho

Orientadores: Andréa Fonseca Jardim da Motta e Alexandre Trindade Simões da Motta

Introdução: A manutenção da forma do arco dentário inferior constitui uma preocupação durante o tratamento ortodôntico. O presente trabalho propõe descrever o método de seleção de arcos (DIFAM-UFF) desenvolvido e utilizado pela Disciplina de Ortodontia da instituição. Material e Métodos: Trinta modelos de gesso da arcada inferior da fase inicial de tratamento foram selecionados consecutivamente do arquivo de clínica. Os mesmos foram submetidos à avaliação de 12 alunos de pós-graduação, sendo seis concluintes (Grupo 1) e seis iniciantes (Grupo 2) do Curso de Especialização, selecionando para cada modelo uma forma de arco do diagrama. Um teste T pareado foi utilizado na comparação das concordâncias entre os avaliadores, levando em consideração forma e tamanho do arco, apenas forma e apenas tamanho. O teste de Wilcoxon foi utilizado na comparação entre a concordância dos grupos de avaliadores. Resultados: A comparação entre as três variáveis (forma e tamanho, apenas forma e apenas tamanho) mostrou maior concordância na seleção da forma do arco. Os avaliadores mais experientes (Grupo 1) mostraram uma maior concordância em relação aos iniciantes. Conclusões: Esta avaliação sugere que a experiência clínica é um fator importante na utilização deste método de seleção de arcos, já que os alunos concluintes do curso de especialização obtiveram uma diferença estatisticamente significante no nível de concordância em relação aos alunos iniciantes do curso. Das variáveis estudadas, observou-se uma maior concordância em relação à forma de arco analisada isoladamente, seguida do tamanho e posteriormente em relação à forma e tamanho analisados em conjunto.

Palavras-chave: forma do arco inferior, diagrama de individualização, ortodontia