Acurácia e Reprodutibilidade da Avaliação Visual dos Estágios de Maturação Vertebral

Nathalia Blanco

Orientadores: Mariana Martins e Martins e Adriana de Alcântara Cury Saramago

Objetivo: Verificar a acurácia em distinguir visualmente as formas e concavidades para determinação do Índice de Maturação Vertebral (IMV) e sua reprodutibilidade por alunos de pós-graduação. Material e Método: O pesquisador foi calibrado para ser o padrão de referência da pesquisa. Quatorze alunos da pós-graduação em Ortodontia da Universidade Federal Fluminense foram treinados para a utilização do método visual do IMV e participaram da avaliação de 72 casos, divididos em seis estágios de acordo com o IMV. Essas avaliações foram realizadas em dois tempos (T1 e T2), com intervalo mínimo de quatro semanas. Os dados também foram comparados com um padrão de referência para cada caso criado de acordo com o traçado das vértebras cervicais. O Kappa ponderado foi utilizado para a comparação com o padrão de referência e para a reprodutibilidade intra-avaliador e o coeficiente de correlação de Kendall para a reprodutibilidade inter-avaliador. Também foram distribuídos questionários sobre a dificuldade encontrada durante a avaliação dos estágios das vértebras cervicais. Resultados: Na avaliação da acurácia do método IMV, a concordância foi de boa à excelente, variando de 0,654 a 0,773 em T1; e de 0,642 a 0,794 em T2. Dentre os desacordos predominou o de apenas um estágio, 72,97% e 77,24% em T1 e T2, respectivamente. Na reprodutibilidade intra-avaliador, a reprodutibilidade foi de boa à excelente, variando de 0,641 a 0,870. Dentre os desacordos, predominou o de apenas um estágio (78,4%). Em relação a reprodutibilidade inter-avaliador, os valores mostraram uma correlação de boa à excelente, variando entre 0,659 a 0,886 em T1 e entre 0,687 a 0,898 em T2. Dentre os desacordos predominou o de 2 estágios em T1 e de um estágio em T2, 50% e 53% respectivamente. Conclusão: Esse estudo comprovou estatisticamente a acurácia e reprodutibilidade do IMV. Porém, os valores da porcentagem de concordância absoluta ficaram abaixo do ideal, sendo indicada, além de um treinamento prévio a sua utilização, a associação de outros indicadores de maturação óssea complementares.