A Previsibilidade de Reabsorções Radiculares Pós-tratamento Ortodôntico com Base na Morfologia Radicular Apical

Márcio Barroso Salomão

Orientador: José Nelson Mucha

Um dos objetivos do tratamento ortodôntico é movimentar dentes de forma eficiente para as posições desejadas, no menor tempo possível, com o mínimo de danos ou efeitos indesejáveis aos dentes e tecidos de suporte. Entre os efeitos indesejáveis podem-se salientar as reabsorções radiculares apicais. Formas radiculares específicas teriam maior predisposição para as reabsorções radiculares. O objetivo desse estudo foi verificar: a prevalência das formas radiculares apicais triangulares, retangulares e romboidais e a extensão de reabsorções em cada forma; a quantidade de reabsorções entre os gêneros; a quantidade de reabsorções considerando-se as formas e gêneros; a quantidade de reabsorção entre os incisivos superiores e as formas radiculares apicais e; determinar a forma radicular que pode predizer uma maior possibilidade de reabsorções radiculares pós-tratamento ortodôntico. Foram utilizadas 582 radiografias periapicais, dos incisivos centrais e laterais superiores, correspondentes a documentação inicial e final, de 97 indivíduos, sendo 49 femininos e 48 masculinos, pertencente aos arquivos das Clínicas de Ortodontia do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade Federal Fluminense – UFF (Especialização). Todos os indivíduos eram portadores de maloclusão de Classe I de Angle com biprotrusão dentária e foram submetidos a tratamento ortodôntico, com extrações de 4 pré-molares, com a utilização de aparelhos fixos do sistema Edgewise Standard em ambas as arcadas, durante a média de 36 meses. Os resultados demonstraram que a forma de maior prevalência foi a romboidal (43,3%), seguida da forma triangular (33%) e por ultimo a forma retangular (27,7%). A maior extensão de reabsorções observadas foram nos dentes com forma apical triangular (2,40mm), em relação às formas retangulares (0,86mm) e romboidal (0,87mm), a qual foi estatisticamente significativa ao nível de 1% de probabilidade. Não foi observada diferença estatisticamente significante quanto à quantidade de reabsorções entre os gêneros, independentemente da forma radicular apical. Quando se avaliou gênero e formas apicais, foi verificada uma maior prevalência de reabsorção das raízes com forma apical triangular, no gênero masculino e com forma retangular, no gênero feminino. Com relação à quantidade de reabsorção entre os incisivos superiores e as formas radiculares a que apresentou maior quantidade de reabsorções foi a forma radicular apical triangular, independentemente do incisivo considerado. Das três formas radiculares analisadas a forma triangular apresentou a maior prevalência e extensão de reabsorção radicular, pós-tratamento ortodôntico, provavelmente, em virtude da sua morfologia apical não ser capaz, de dissipar as forças aplicadas na região apical.