Disciplina de Ortodontia

Estabilidade do Revestimento de Fios Estéticos de Aço com e sem Dobras – Estudo In Vivo

Iris Ghiu

Orientadores: Claudia Trindade Mattos e Adriana de Alcantara Cury-Saramago

RESUMO

Objetivo: Comparar dois tipos de fios ortodônticos estéticos de aço, com revestimento de epóxi e ródio, quanto às suas dimensões e quanto à estabilidade do revestimento. Avaliar as diferenças desses fios antes e após a confecção de dois tipos de dobras padronizadas e antes e após a exposição ao ambiente bucal por 21 dias.
Material e Método: Este estudo consistiu no teste de dois tipos de fios ortodônticos estéticos de aço retangulares (0.017”x0.025”): Aesthetic Shiny Bright (TP Orthodontics) e Esthetic Rhodium (Orthometric). O cálculo amostral revelou a necessidade de uma amostra de 11 pacientes. Foram feitos corpos de prova com cinco fios de cada tipo como recebidos, levados ao estereomicroscópio para avaliação das dimensões das seções transversais, mensuradas com o software Adobe Photoshop CS3. Segmentos de 5 mm de cada fio como recebido também foram levados ao microscópio confocal a laser para avaliação da rugosidade de superfície. Na fase clínica, cada paciente recebeu, no primeiro tempo (T1), três segmentos de fio da mesma marca e após 21 dias (T2) esses segmentos foram removidos e colocados outros três segmentos da marca não usada anteriormente por mais 21 dias. Houve randomização para escolha da marca, por paciente, e da posição de cada segmento (1º, 2º, 3º ou 4º quadrante), em T1 e T2. Os fios foram colocados passivos, superpostos ao arco de trabalho e amarrados em oito com ligadura elástica. Dos três segmentos de fio: um não continha dobra, no outro foi confeccionado uma dobra de step e no outro uma alça de ômega. Todas as dobras foram feitas sobre template pelo mesmo operador. Após a fase clínica todos os segmentos foram avaliados em estereomicroscópio e comparados a outros segmentos não expostos ao meio bucal. Para mensurar as perdas do revestimento estético foi utilizado o software Adobe Photoshop CS3. O teste Shapiro-Wilk foi aplicado para verificar a normalidade dos dados. Os testes t independente e ANOVA com pós-teste de Tukey foram usados para analisar diferenças intergrupos e intragrupos, respectivamente. O nível de significância adotado foi de 0,05.
Resultados: Após exposição em meio bucal, todos os segmentos de fios Esthetic Rhodium com e sem dobra apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre si com relação a perda do revestimento metálico estético (reto: 7,48%, com step: 19,30% e com ômega: 31,80%). As perdas dos fios Aesthetic Shiny Bright foram semelhantes para fios com e sem dobras (variando entre 12,16 e 17,37%). Os segmentos com ômega do Esthetic Rhodium apresentaram perda de revestimento significativamente maior (p<0,05) comparados aos do Aesthetic Shiny Bright. Conclusão: As dimensões dos fios foram similares às informadas pelo fabricante, sendo as do Esthetic Rhodium significativamente menores em relação ao Aesthetic Shiny Bright. Notou-se diferença significativa da perda de revestimento dos segmentos com dobras (step e ômega) do Esthetic Rhodium antes de ir ao meio bucal. Após exposição bucal, todos os segmentos apresentaram perda de revestimento, porém os segmentos com ômega do Esthetic Rhodium foram os que apresentaram o pior resultado. Palavras-chave: fios ortodônticos estéticos, dobras, estudo in vivo.

Voltar

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content